domingo, 14 de dezembro de 2008

A crise vai quebrando a cidade e quem paga a conta é você

Há quem diga (e quem fala são os economistas) que ano que vem vai um "daqueles" para a cidade, afinal, a crise mundial vai explodir feito uma bomba nesta nossa cidade que vive de exportações. Calcula-se que cerca de 10.000 empregos devam ser perdidos no ano que vem, além de uma queda brutal na arrecadação da prefeitura.

Já prevendo estas perdas na arrecadação, mas incapaz de repô-las com desenvolvimento e novos empregos na cidade, o turco que não é bobo nem nada, foi desde já dando um jeito de tirar o dinheiro de outro lugar e este lugar, como sempre, é o bolso do contribuinte.

Enquanto faz discurso contra aumento de impostos e tributos, afinal, ele é um "empreendedor", o que estamos vendo na verdade, é o prefeito dando um jeito de tirar nosso dinheiro de forma indireta, através da venda de concessões públicas que nos pagamos.

O maior e mais berrante exemplo é o da Sabesp. Só com esse contrato a prefeitura vai embolsar 25 milhões de reais pra repor o caixas e mais 6 milhões que correspondem à 5% do faturamento anual da empresa em São José. Ora, se 6 milhões são apenas 5% do que a Sabesp ganha nas nossas costas, então ela está mamando do nosso povo, 120 milhões por ano! O que significa que estamos pagando muito mais caro do vale pelo serviço e que a prefeitura deu um jeito de tirar dinheiro do nosso bolso, através da águ que sai das nossas torneiras. Só pra ser ter uma idéia, se este dinheiro fosse dividido por cada habitante de São José, corresponderia à duzentos reais por cabeça!

A mesma coisa aconteceu com a licitação dos ônibus, onde em vez de fazer licitação Através de preço menor da passagem, a prefeitura fez a licitação através de quem pagava mais pra ela... mas a pergunta que fica é: quem é que paga tanto lucro e mordomia? Ora, todos nós, que pagamos a conta de água, de ônibus, do IPTU que vai ficar mais caro ano que vem...

Ou seja, enquanto o prefeito acha que empresário não devia pagar imposto, e até dá dinheiro para ajudá-los, nós, pobre mortais temos que pagar a conta com o pouco que temos. Isso é justo?

Acho que não, mas enquanto houver cartão de crédito, o povo vai comendo frango congelado e arrotando peru no natal.

Viva a hipocrisia nacional

Jorge Saladino

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO