quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estado e Religião O poder Oculto da Igreja Baptista em São José

Estado e Religião O poder Oculto da Igreja Baptista em São José dos Campos

Apesar do Estado Brasileiro ser laico, a religião nunca deixou de exercer sua influência sobre o Estado em todas as suas esferas.

Mas o que vem chamando a atenção nos bastidores de São José dos Campos é a ascendência cada vez maior da Igreja Batista através de membros chaves nos rumos da cidade.

De modo silencioso, sorrateiro, seus membros tem encabeçado e direcionado a maioria das terceirizações/privatizações do Naziliberal governo Adolf Cury, hoje controlando setores chaves como educação de base (através da administração de creches), desenvolvimento econômico (as oscips todas, como a que controlará o parque Tecnológico, tem na maioria de seus diretores gente ligada á esta igreja), até em questões como a Lei de Zoneamento os batistas são consultados.

Entre os cargos de confiança do novo governo a influência é ainda maior, a ponto de certos dias de culto parecer reuniões de diretoria da prefeitura municipal.

Nem a igreja Católica com sua bancada de vereadores do amém exerce tanta influência quanto os batistas na cidade.

E porque os batistas? Além da lógica relação da ética protestante com uma cidade símbolo do neoliberalismo como São José, tudo começou com uma articulação matuta entre um ex-vereador de olhos puxados agora deputado do PSDBesta que levou outros vereadores, como o vereador-delegado do Demo, e até o ditador-prefeito para negociar nos porões acordos de interesse mútuo que vão de apoio eleitoral do rebanho, à administração de interesses particulares do tipo: quem serão os novos ricos da cidade.

Assim o que vemos na cidade é uma reedição do obscurantismo medieval onde política e religião se misturam deixando o grosso da população à margem.

Talvez seja por isso que Marx chamava a religião de ópio do povo, porque, como se vê em São José, essa relação é mais prostituída do que nunca.

E o povo que continue pagando a conta e dizendo amém.

Jorge Saladino



8 Comentários:

Anônimo disse...

Cada povo tem o governo que merece e o povo cristão não é diferente... Moisé se revoltou com o povo de israel por eles terem feito um bezerro de ouro...rs e agora o povo cristão esta se deixando iludir pela construção do mega templo que esta sendo erguido onde antigamente era realizado o vale rodeio show atrás da bundy, um povo que ja é usurpado por seus lideres espirituais se submeterem a este papel que os fiéis da PIB em são josé dos Campos estão se prestando é vergonhoso, depois do bloco carnavalesco agora tem também os negócios no porão...ou nas alturas do 7° andar vai saber... o que é feito no escuro não da pra enxergar, olha la povo da pib a luz não tem comunhão com as trevas heim, vcs estão vendendo a alma pro PSDiaboBesta...
Voltei meu amigo saladino, estava meditando tentando achar uma solução... mas infelizmente só deu mesmo pra descansar e como o Brasil só anda depois do carnaval vamos adiante...
MARS (Movimento Anarquista Razão Social)
Agora a cobra vai fumar...

Anônimo disse...

e velha desculpa de deus ajudando filho da puta a ganhar dinheiro
raça ordinaria essa crentaiada e tucanos q nao respeitam nem a fe do povo

Anônimo disse...

psdb e crente tem tudo a ver: faz de moralista, da tapinhas nas costas mas por trás bate sua cartaira e te da uma facada nas costas

Simão

Anônimo disse...

voce e 10 saladino

Anônimo disse...

E São José continua sendo cada vez mais para poucos!! Sou obrigado a trabalhar longe daqui a 8 anos, assim como vários profissionais que tem que pegar ônibus fretado e viajar 100 km ida e volta todo dia a SP para ganhar seu sustento e buscar um reconhecimento profissional, isso quando não têm que ficar longe de suas famílias a semana toda por trabalharem mais longe ainda. E sabem porque? Porque não se submeteram a essa panela, essa elite tosca e colonial dessa cidade que dá apenas 3 alternativas à sua população: (1) fazer cursinho técnico no SENAI ou ETEP para ser escravo nas linhas de produção da GM ou Embraer, (2) ser membro ou puxa-saco da elite para obter cargos de maior remuneração nas empresas ou serem empresários promissores ou (3) procurem outro lugar p/ trabalhar ou viver, porque não tem espaço nesta cidade para quem quer construir uma carreira ou um negócio honestamente, seja estudando ou trabalhando, tem sempre que participar da maracutaia ou ser um dos amigos do rei. NÃO É MOLE, NÃO!! O POVO DE SJC SÓ VOTA EM LADRÃO!!

Anônimo disse...

amigo, faz bem
mesmo diante do sacrificio todo, ainda é melhor q vender a integridade como a maioria das pessoas dessa cidade que depois gastam tudo em shoppings, antidepressivos e bebidas

Anônimo disse...

Guarda-chuva dos derrotados

Seis meses após as eleições, pelo menos 26 dos 219 candidatos a vereador da coligação governista derrotados (11,8% do total) já encontraram abrigo na administração de Eduardo Cury (PSDB) em São José dos Campos.

O político tucano foi reeleito em 5 de outubro último com o apoio de 15 partidos. Além do PSDB, integram o bloco aliado PSB, PPS, PR, DEM, PV, PHS, PDT, PTB, PSDC, PRB, PRTB, PSL, PTdoB e PSC.

O 'guarda-chuva' de Cury para os derrotados, no entanto, abrange apenas PSDB, PSB, PR, PV, DEM, PPS e PHS.

No total, a coligação governista 'São José no Rumo Certo' teve 236 candidatos, garantindo ao prefeito maioria folgada na Câmara --dos 21 vereadores da cidade, 17 fazem parte da bancada de sustentação.
AGORA DESSE TOTAL DE SANGUESSUGAS VAMOS VER QTOS ESTÃO ENVOLVIDOS COM RELIGIÕES QUE MAIS PARECEM SEITAS... SEITA CHEQUE, SEITA CARTÃO, SEITA TICKET E SEITA TD...
MARS...

Instituto Trinitariano do Caminho disse...

infelizmente muitos batistas estão ou já deixaram os principio do NT que define pelo Senhor Jesus a separação entre a igreja e o Estado. Essa igreja pseudobatista deve ser denunciada como transgressora deste principio.Veja a posição dos batistas em no link http://trinitarianodocaminho.blogspot.com/2010/08/separacao-entre-igrejas-e-estado.html

Pr Calisthenes Lins
Ig Batista no Hileia
Manaus-AM

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO