quinta-feira, 26 de junho de 2008

Uma eleição sem propostas

*Jorge Henrique Saladino

Esse jogo de esconde-esconde promovido tanto pelo governo quanto pela oposição para assumir publicamente suas candidaturas e na escolha do vice na cidade de São José dos Campos, na verdade esconde algo muito pior do ponto de vista democrático: a total ausência de projeto político de ambos os lados.

Estamos à cerca de 10 dias do início das eleições e até agora nenhum partido sequer pensou em discutir plano de governo, propostas para a cidade, preferindo todos, sem exceção, barganhar pequenos feudos, secretarias, currais eleitorais, ao invés de propor algo de substancial para que o a população possa optar por este ou aquele modelo de cidade para os próximos 4 anos. Aliás, o discurso dos partidecos puxa-sacos é o mesmo de 4 anos atrás quando elegeram o poste: - “Estamos juntos pro que der e vier não importa o que for enfiado goela abaixo”, afinal, para quem não tem luz própria como os partidecos de São José, até luz de poste serve de esteio.

O roteiro da campanha, previsível, deve ser mais ou menos este: O Governo mostrando um monte de obras e canteiros de flores e prometendo para a área social o que não fez em 12 anos, afinal 12 anos é pouco tempo; a oposição falando das maravilhas do governo Lula e, parafraseando o ex-presidente Fernando Henrique essa semana: “que fazem melhor com menos corrupção” e o PSTU falando de Lula, do neoliberalismo, de Marte, da Lua, reclamando de tudo, menos propondo algo concreto para a cidade.

Em outras cidades da região a coisa é ainda um pouco pior: além de não proporem nada, os vices tem de sair da família: é vice filho, é vice pai, é mãe, é vice esposa, afinal o poder não pode sair da cozinha de casa. (Parece até filme do poderoso chefão)

Aliás, o próprio critério noticiado pelos jornais para escolha dos vices de ambos os lados é emblemático desta morte anunciada da política valeparaibana: pra ser vice-prefeito não pode ser político! Afinal, quem, melhor do que eles, os políticos de São José dos Campos e região para saber que esses políticos não são confiáveis. Acorda Brasil!

Jorge Henrique Saladino

Arquiteto

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO