quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fatec cancela novos cursos em S. José

Fatec cancela novos cursos em S. José
Jornal Vale Paraibano


Ampliação das turmas só sai se novo prédio prometido pela prefeitura no ano passado sair do papel
A direção da Fatec (Faculdade de Tecnologia) decidiu suspender os planos de instalação de dois novos cursos em São José dos Campos devido à falta de espaço no campus, localizado no Núcleo do Parque Tecnológico Riugi Kojima.

Desde o ano passado, a instituição aguarda uma definição da prefeitura para a ampliação da área destinada às aulas. Em agosto, a administração municipal anunciou a compra de um terreno para a ampliação do parque, medida que incluiria um novo prédio para a Fatec. No entanto, até hoje, nenhuma obra foi iniciada no local.

Os novos cursos --de manufatura e manutenção em aeronáutica e de gestão de energia-- deveriam começar a partir de 2009, mas, sem mais espaço, os planos estão suspensos, segundo a direção da Fatec.

Hoje, a faculdade, que desde 2006 ocupa uma área de 900 metros quadrados, conta com dois cursos em São José --de informática com ênfase em redes e banco de dados e de logísitica com ênfase em transportes, que juntos contam com 720 alunos.

Segundo a direção do Centro Paula Souza, responsável pela administração curricular das Fatecs no Estado, a abertura de novos cursos vai depender da ampliação do espaço, segundo acordo firmado entre a prefeitura e a entidade.

A instituição informou que aguarda uma posição da prefeitura para iniciar a preparação dos cursos. Sem isso, segundo o centro, nenhuma medida será adotada, tais como contratação de professores e definição da grade curricular.

"Sem a construção do novo prédio, os cursos terão que esperar", disse o diretor da Fatec em São José, Antônio Welington Sales.

"Se não tivermos uma solução até o ano que vem, teremos problemas para os novos cursos. Vamos ter que ficar apenas com os já oferecidos pela instituição", disse o coordenador do curso de informática, Fernando Masanori.

ESPAÇO APERTADO - Além dos novos cursos, a falta de espaço preocupa os atuais alunos da Fatec na cidade. Eles reclamam dos laboratórios e temem que a formação seja prejudicada.

"Nós dividimos os laboratórios com outras turmas. Mas o último ano é das disciplinas específicas de cada curso (rede e banco de dados) e os laboratórios não têm estrutura para ministrar as aulas", disse o estudante de informática Flávio Araújo, 27 anos.

Segundo o diretor da Fatec, o espaço não será obstáculo à graduação dos alunos. "Os laboratórios de informática não precisam de nada especial. É só uma questão de instalarmos os equipamentos. Podemos pedir área para o Parque Tecnológico, que já acenou com algumas opções. A formatura dos alunos está garantida", disse Sales.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO