quarta-feira, 23 de julho de 2008

ônibus em SJC - Propaganda de lata de sardinha

Propaganda de lata de sardinha

*Jorge Henrique Saladino

Ontem resolvi experimentar os tão badalados novos ônibus de São José dos Campos que segundo a propaganda iriam resolver o caos do transporte na cidade.

Como muitos cidadãos estava eu no ponto, com aquele friozinho na barriga, na expectativa de entrar num ônibus de última geração, daqueles tipo leito, com televisão e ar condicionado, enfim a maravilha anunciada pelo secretário de Transportes.

E espera, espera, e o danado do ônibus não vinha. Pensei que fosse uma estratégia para aumentar aquela ansiedade, igual noiva que atrasa de propósito só pro noivo não desistir.

Enfim depois de apenas 42 minutos de atraso apareceu um ônibus laranjinha. Entrei com uma multidão que foi crescendo naqueles 42 minutos de espera e pude ter uma idéia do que seria viver numa lata de sardinha. O ônibus foi tão lotado que as pessoas tinham que revezar para poder respirar. Como decidi ir até o fim da linha, no penúltimo ponto consegui sentar naquele colorido, tipo carnaval e aproveitar o tal conforto e tentar encontrar o ar condicionado, a televisão, as cortinas nas janelas e nada! Passado aquele primeiro instante, tive a mesma sensação daquele cara que junta as economias da vida para comprar um carro zero e depois constata que seu carrinho zero mil básico, é tão basicão quanto seu chevetinho velho.

Frustrado, resolvi tomar o verdinho para ver se era diferente e que nada, a única diferença é que o verdinho ao contrário do laranjinha, precisava madurar. Depois de outro passeio como sardinha enlatada, resolvi voltar para casa num daqueles ônibus antigos e, pasmem, não é naquele ônibus velhinho tinha ar condicionado?

Resumo da ópera: Pobre nessa cidade nasceu para ser enrolado e passar a vida apertado, pagar dobrado (porque a integração das linhas não ocorreu então tem gente tendo que pagar 4 passagens para ir e voltar para casa) e chegar atrasado no serviço e ainda ouvir o patrão debochar da mesma desculpa: - “De novo a culpa é do prefeito?”

Jorge Henrique Saladino

Arquiteto

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO