terça-feira, 4 de novembro de 2008

PEV Por que Eu Votei?

PEV Por que Eu Votei?

Nem bem passaram as eleições e este sentimento de arrependimento, de frustração, vai tomando conta do eleitor que começa à perceber o enorme logro ao qual foi submetido.

A falta de diálogo e transparência nas questões públicas que já eram péssimas neste governo que finda, já dão claros sinais de se radicalizarem neste novo que se inicia, com medidas, truculentas, desnecessárias, invasivas do direito do cidadão comum, que, como alertamos diversas vezes, irão se estender das regiões periféricas para os bairros de classe média.

O 1º sintoma já aparece com extrema nitidez no Bosque dos Eucaliptos, onde, sem qualquer discussão com a população local, está sendo implantado à base da força, um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) que em linhas gerais, seria uma espécie de mini-lixão de resíduos para reciclagem, que se destina à exploração da matéria-prima por uma empresa privada que visa ganhar dinheiro com a reutilização deste lixo. Sem questionar o mérito ou não do projeto, o que se evidencia é mais uma vez a falta de respeito com o cidadão comum, que continua e continuará tendo de aceitar ações e mais ações de cima pra baixo e que mudarão de maneira, muitas vezes profunda, sua rotina e qualidade de vida.

Pior ainda é o caráter de laboratório empregado, onde os bairros e seus moradores seriam espécies de cobaias, (há até um vídeo na internet onde o prefeito brinca com isso) onde o governo “testa” a eficácia ou não de ações questionáveis e cujos ônus acabarão por serem pagos por estes cidadãos “cobaias” pois não existe qualquer mecanismo de compensação mínimo à essas pessoas pelo insucesso de seus empreendimentos autoritários.

Pior ainda é verificar o explícito, para não dizer obsceno, direcionamento de classe, claramente elitista de todas as ações deste governo que as orienta com o objetivo claro de facilitar ainda mais a vida de quem já tem, por força do status econômico e social, a vida mais fácil que os demais.

Entre os muitos exemplos, podemos citar a Casa do Idoso, bom projeto mas que fica numa área nobre da cidade; o jardim japonês ao custo de quase um milhão de reais em frente à um condomínio de alto padrão e à menos de 200 metros do condomínio onde mora o prefeito, enquanto que, em contrapartida, moradores históricos da região Norte e Torrão de Ouro, foram desalojados de suas casas sem maiores explicações para viabilizar a Via Norte e o aumento do aterro sanitário. Por que sempre quem tem de ceder são as classes populares? Por que o 1º PEV não foi instalada na região do Jd. Apolo, Colinas à título de exemplo de que nesta cidade não há privilégios nem distinções entre ricos, pobre e classe média?

Até quando a classe média vai continuar acreditando no discurso vão e pretensioso de que um dia pertencerão à elite? E mesmo que virassem, fale à pena perder a dignidade por isso? Será que não percebem que, como acontece agora com o Bosque, seremos todos a bola da vez, uma vez que os mais pobres já foram tocados pros extremos da cidade, afim de esconder as mazelas de uma política de exclusão?



Muitos dos moradores agora afetados estão descobrindo na pele a indiferença da população, a mesma indiferença com que trataram outros em situação semelhante, entretanto, vamos continuar agindo como cordeiros, fingindo que nada acontece?

Ou a gente toma uma atitude ou seremos os próximos da lista, pois a sêde predatória deste governo não tem fim.

Fomos nós que os recolocamos lá e somos nós que podemos tirá-los, basta acreditar, senão continuaremos agindo como escravos dessa gente que foi eleita não para serem nossos patrões mas nossos empregados.


J. Saladino

2 Comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este teu texto até postei no 156 da Prefeitura.
Não sei quem é mas tá prestando um bom serviço a cidade.
Sugestão provoque o povo para fazer uma ação de guerrilha cultural no centro para ver se suti efeito.
Tenho feito isto em relação a um corrego que passa na Vila Industrial.
No mais continue tenho amigos que se venderão a estes proto facistas...mas cada é dono do seu destino...Um presidente americano dizia que quando iria ceder empurrava da escada.
Tenho feito sempre assim...abraços

Joca Faria

Anônimo disse...

Oi quanto a sua lista tenha duas uma para seus textos e outra para debate...a internet é um caminho democrático contra os proto-facistas do psdb...

Joca Faria

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO