domingo, 16 de novembro de 2008

Uma educação para formar cidadãos

Será que estamos educando nossos filhos da maneira certa? Está seria a primeira e mais óbvia reflexão à partir do grave quadro constatado em pesquisa divulgada pelo JornalVale Paraibano, onde 1 em cada 3 estudantes não se sente seguro na escola, entretanto, seguindo a lógica sartreana de que "o inferno são os outros" o governo municipal, prefere a conveniência de transferir responsabilidades, limitando-se à aumentar ainda mais a vigilância e a coerção sob os alunos, como sendo eles os únicos responsáveis, através da instalação de câmeras onipresentes em todo canto e contratação de seguranças, deixando as escolas cada vez mais parecidas com presídios, afinal, as escolas há muito tem perdido seu sentido de educar e socializar, para tornarem-se um lugar de estímulo à competição, do forte contra o fraco, de acirramento das diferenças, enfim, apenas um lugar para forjar mão de obra barata para o mercado.

As escolas, que deveriam ser grandes espaços de convivência e cidadania, onde o aluno deveria ter estimulados os seus senso crítico, capacidade de criação e reação ante os problemas, tornam-se dia após dia grandes arenas, onde alunos desinteressados por um conteúdo escolar totalmente alheio às suas necessidades do dia-a-dia, vêem-se obrigados à "resolverem" suas angústias no álcool, nas drogas, na violência, enfim, a escola que tinha tudo para ser um grande laboratório para se buscar alternativas para uma sociedade ideal, mais justa e humana, acaba por fim, reproduzindo justamente toda a violência que a criança e o adolescente enfrentará na vida adulta, com um agravante: nem o sentido da utopia, do sonho de um mundo melhor possível virá neste novo adulto.

E os resultados estão ai: casos e mais casos de adolescentes totalmente desumanizados, que, julgando-se estar acima do bem e do mal por causa da situação econômica, fazem rachas, incendeiam mendigos e empregadas domésticas nos pontos de ônibus, estupram menores e exibem com orgulho seu ato na internet, pois, mais que a certeza da impunidade, há a certeza de que o dinheiro vale mais que a vida humana, pois aprendeu na escola que o mundo é feito de vencedores e perdedores e o critério final é o saldo bancário. Triste para uma instituição que tem por função educar. Responder à violência com mais violência e repressão demonstra que estamos bem longe do fim desta guerra, ao contrário, que estamos nos armando e que vença o pior.

É preciso que toda a sociedade se mobilize para encontrar soluções o quando antes para a que a educação em nossa cidade seja um fator de proteção e principalmente cumpra seu papel de educar em nossa cidade, papel este que vai muito além de ministrar conteúdos e ganhar troféus de quem nunca pisou por aqui, senão logo logo, não serão 1 em cada 3 alunos com medo, mas 2, 3, enfim todos, que, assim como nós, viverão com medo. Devemos isso ao futuro de nossos filhos.

Jorge Henrique Saladino
Arquiteto

4 Comentários:

Anônimo disse...

Com os políticos que temos a molecada tem com quem aprender a mentir e a roubar. A turminha do pt não fica atrás, e ainda vão receber 9 mil de salário na Câmara. Vai dar pra Ângela comprar mais alguns prédios alem daquele que serve de sede dos petralhas joseenses, na rua Cel. Moraes. Um dos filhos da gorducha se filiou ao PSB e tá mordendo uma grana alta na Fundação Cultural. A dra. quer fazer todo mundo dançar.

Anônimo disse...

essa é a educacao empreendedora ensinando as crianças que o crime compensa, e se compensa, tem ladrao mamando faz 12 anos na area evai pra 16

Anônimo disse...

poi,é seu o odio mostra como é que o capitalismo deixa as pessoas uns com muito outros com nada,os que não tem quase nada se dão mais bem ,se aceita mais o seu semelhante.tem sempre um sorriso
ja os ricos sempre quer mais.
este é o capitalismo em que vivemos

Anônimo disse...

Ser oposição ao que tá aí é gritar para as paredes em SJC. Você tenta esclarecer as pessoas, tenta chamá-las à razão e não adianta, fazem aquela cara de bosta e saem de fininho, com certeza ainda te julgando mal, isso porque tentou ajudar. Isso quando não se saem com aquela: "político é tudo igual, tudo safado". Bando de idiotas, não sabem que é isso mesmo que os que estão no poder querem que pensem, para deixar os filhos da puta lá eternamente. E o pior que o meio neurônio que o cara tem não é capaz de imaginar que, como podemos dizer que são todos iguais se não damos chance aos novos? E depois reclama de ônibus, postinho e escola, mas na eleição ta lá cagando na urna de novo!! O blog do Saladino é um oásis no meio de tanta mediocridade, mas é sempre aquela estória, só meia-dúzia de gatos-pingados se indignam com o que está aí, o resto é essa merda que vimos no dia-a-dia. Por isso sou extremamente crítico à população dessa cidade, tirando os 30-40% que ainda tentam mudar alguma coisa, o resto é isso aí, uma classe média que adora chupar o saco de algum figurão e um povo de poder aquisitivo inferior que aceita ser inferior, como se isso fosse uma providência divina. Nesse ponto critico e muito o governo Lula, por não ter tido a coragem de levar a educação política a esse povo, fazerem entender o quanto é importante conhecer a política e a economia desse País, para nunca mais termos o PSDB no poder. Mas não, ficou com medo de ser derrubado por esses milicos filhos da puta, fez concessões inaceitáveis à direita e transformou-se num governo tutelado, que terá um grande mérito sim, o de distribuir melhor a renda através do Bolsa-Família, a estabilização da economia e outras conquistas a serem ressaltadas, mas que ficará devendo no aspecto de melhorar a educação política de nosso povo, e correndo o risco de vermos todas essa conquistas irem por água abaixo com a eleição de um Serra da vida. Quem viver verá!!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO