domingo, 22 de fevereiro de 2009

Queremos Empregos, queremos Solução, não cursinhos de requalificação!

Queremos Empregos, queremos Solução, não cursinhos de requalificação!

Incapazes de criar uma política de geração de empregos eficiente, governos do PSDB repetem desculpa de FHC de 15 anos atrás.

A demissão em massa de 4.270 trabalhadores da Embraer seria um verdadeiro teste de fogo para a tão propagandeada competência tucana em gerar renda e empregos através da sua bula neoliberal de arreganhar as pernas até onde der para o empresariado, vez que governam tanto o estado de São Paulo como a cidade foco do problema (São José dos Campos) há no mínimo 12 anos, entretanto, pra variar, o tal pacote anunciado pelo governador candidato à presidente José Ferra em conjunto com o prefeito Adolf Cury de São José pra Poucos, demonstra mais uma vez a total falta de capacidade, criatividade e competência para lidar com os problemas.

Repetindo o já gasto discurso inventado pelo então presidente tucano FHC que a culpa do desemprego é a falta de qualificação da mão de obra, reinsistem nessa tecla oferecendo mais e mais cursinhos do Senai e da Etec como solução do problema.

A grande questão é que, se esta desculpa suja serve para enganar os mais desfavorecidos transferindo para eles a culpa de seu desemprego pela baixa qualificação o mesmo não se aplica aos demitidos da Embraer pois o que não falta para os mesmos é qualificação, entretanto, como nunca tem nada a oferecer, os tucanos tacanhos insistem na mentira pra ver se cola.

Além dessa benesse de cursinho em troca de emprego, outra “invenção da roda” do pacote tucano é colocar os currículos dos demitidos no PAT, espécie de agência de emprego pública onde todo desempregado já é cadastrado, independente se é da Embraer ou não, além de dar “isenção de IPTU” aos demitidos, medida que, para quem não sabe, já é direito por lei de todo desempregado da cidade, ou seja, no frigir dos ovos, não fizeram nada além de propaganda.

Lógico que pra finalizar, como de praxe entre tucanos, jogaram a culpa do problema sobre o governo federal, afinal toda a culpa quando tucano está no poder é dos outros.

Agora imaginem se estes putos voltam ao poder: Vão jogar a culpa em quem? No Obama, na Crise? Provavelmente há um culpado e este é o eleitor que insiste em acreditar em gente incompetente, elitista e corrupta que reboca a parede de diplomas mas que nunca tem solução nenhuma além de resolver seus próprios interesses às custas dos outros.

Essa entre tantas outras é uma prova cabal de que o discurso tucano do empreendedorismo é falido, não gera renda, não gera emprego, só gera mais e mais desigualdade social e violência.

Não à toa São José dos Campos foi eleita capital nacional dos mendigos.

Por que, por exemplo o governador-candidato José Ferra não pega parte dos 20 bilhões injetar para sair amigo falido e investe em programas de geração de renda direta, criando uma espécie de New Deal estadual?

Dinheiro tem de sobra, jeito tem sobra, o que falta é determinação para fazer o que é certo ao invés do que é cômodo.

Enquanto isso, os eleitores classe média do PSDBesta agora demitidos, vão ter tempo para descobrir o que é estar do lado dos excluídos. Vai um sopão ai?

Jorge Saladino

5 Comentários:

Anônimo disse...

Saladino, esse é um momento em que as pessoas que prezam pelo regime democrático devem ficar muito atentas, essas demissões na Embraer tem cunho político, há integrantes da direita reacionária tentando vender a idéia de um novo golpe militar, e essa direita tem integrantes poderosos, sejam empresários (FIESP), religiosos (Opus Dei) e a grande mídia (Folha, Estado de SP e Globo). Eles querem evitar a qualquer custo o processo de se desenrola no Brasil, que é o acesso à educação e à melhoria de renda das camadas mais pobres da população e sua consequente conscientização política. O editorial da Folha de SP que fala sobre a "ditabranda" é precisa ser repudiado. As demissões na Embraer têm que servir de alerta a todos os trabalhadores, devemos nos unir enquanto é tempo e lutar pela reversão dessa política suja, predatória e exploradora que está se instalando nas empresas, parar de atacarmos uns aos outros e de cairmos nesse conto-do-vigário da empregabilidade, do marketing pessoal e da dedicação total e absoluta às empresas, pois isso são apenas instrumentos de psicologia de massa para submeter os trabalhadores à vontade dos capitalistas.

Anônimo disse...

Olá, o Blog 3 mentes perigosas mudou de endereco!

http://wejustwannahavesomefun.blogspot.com/

Anônimo disse...

Isso é uma lastima! Quem trabalha na embraer, sabe que não foram SÓ 4270 pessoas demitidas... Foram muito mais!
Estou chateado pelos meu companheiros, companheiros que investiram em seus sonhos e como em uma enxurrada perderam tudo!
Foram mais de 6000 pessoas embora, a embraer nunca mais será a mesma!!

Anônimo disse...

CONCERTEZA SALADINO, ESSE TUCANO SAFADO QUE GOSTA DE DAR REMADAS NO POVO DA ZONA NORTE VAI PAGAR E CARO POR SER TÃO CORRUPTO E INCOPETENTE. FORA CURY! FORA SERRA! FORA GOVERNO ELITISTA! SÓ HAVERÁ MUDANÇA, QUANDO MUITO SANGUE FOR DERRAMADO.

RUBEN ENRIQUE HIDALGO CARRILLO FILHO
RG: 350474187
CPF:3655895895

Anônimo disse...

quem já prestou concurso na Urbam ou Fundhas recentemente sabe QUAL É A POLITICA DE EMPREGO DESSE FDP

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO