terça-feira, 24 de março de 2009

O retrato da educação em São Paulo

O retrato da educação em São Paulo

.

Hoje é 17 de março de 2009. As aulas das escolas estaduais de São Paulo começaram em fevereiro. Os livros didáticos mandados pelo governo federal chegeram nas escolas em janeiro.

Tudo certo para o começo das aulas?

Não. Está a maior bagunça nas esolas estaduais. Falta professores, falta manutenção, falta tudo.

Os jornais conservadores não expõem a calamidade. A classe média finge que não há problemas. E a classe baixa não se manifesta.

Fica tudo por isto mesmo. Afinal, educação não dá voto.

Para ter o que falar, o governo do estado de SP teve algumas idéias. Uma delas foi desprezar os livros que recebe GRATUITAMENTE E NA DATA CORRETA e gastar dinheiro com outros.

Para copiar a "grande qualidade" do Objetivo, COC, Anglo, etc. o governador resolveu apostar no marketing das APOSTILAS.

Isto mesmo. Despreza o que é gratuito e tem qualidade. Gasta tempo e dinheiro para fazer marketing.

Nas coxas, o governo fez apostilas para serem distribuídas para os alunos.

Começaram a distribuir agora, no meio do ano letivo.

Como as apostilas estão cheias de erros vão ter retirar de circulação muitas (a de geografia tem 2 Paraguais na América do Sul, por exemplo). Daqui a alguns meses chegarão as novas apostilas.

Este é o retrato de um projeto político tomando conta da educação em SP.

Existem outras idéias geniais do governador:

- comprar centenas de milhares de revistas recreio para distribuir para as crianças (marketing de graça para a Abril e muito milhões no bolso da editora). Só falta agora o governador, para ter o apoio do Renato Aragão, comprar todos os filmes dos Trapalhões para distribuir para as crianças.

- comprar centenas de milhares de revistas Nova Escola e distribuir para os professores. Um professor de história citou 4 revistas que seria mais útil para ele. Outro professor, de ciências, citou outras 5 revistas que seriam mais úteis para ele. Nenhuma delas é da turma da Abril e nenhuma delas está engajada na eleição do Serra.

- remunerar os professores por competência. Até que a idéia não é má. Mas o golpe eleitoral é básico. Para ter maiores salários o professores ficarão tentados a "ajudar os alunos" a terem notas maiores nas provas. Não necessariamente eles vão saber mais...

É a opção política de quem está louco para ser presidente e não tem limites e nem preço para conseguir seu intento.

Esta é a fraqueza do Serra.

Esta é desgraça da educação de SP, no governo Serra e na catástrofe que foi o governo Alckmin.

Fonte:http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/03/o-retrato-da-educacao-em-sao-paulo.html

1 Comentário:

Anônimo disse...

Vergonha mesmo é o periodo integral do Cúry em são josé para poucos, as escolas municipais estão uma vergonha, não tem atividade decente para os alunos pois os profissionais não estão qualificados para trabalhar com este tipo de ensino, as crianças entram na escola as 7:00 e só vão almoçar perto de 13:00, saem as 16:00 e vão pra casa com muitas tarefas, meu filho por exemplo fica fazendo lições por volta das 20:00, a merenda ou as refeições servidas pela SHA ou Santa Helena, depois de fechar acordo milionário com a prefeitura de Sâo José esta alimentando muito mal nossos filhos,pelo valor pago pela atual administração deveriam servir rodizio no entanto estão servindo algo bem próximo a lavagem, duvido que o Cúry e seus secretários fossem almoçar qualquer dia na EMEF Jacyra Vieira Baracho, sem contar com a grossura da Diretora desta escola que gosta tanto de crianças que optou por não ter filhos. A propósito gostaria de quem sabe alguém do ministério publico tenha curiosidade para averiguar as informações que estou passando através do blog, vergonha, vergonha, ensino sem vergonha... é o que nossos filhos merecem ??? Aliás tem uma atividade pras crianças bem legal na rede municipal, limpar salas de aula... Será que as filhinhas do Cúry limpam as salas de aula na escola particular que elas estudam???

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO