terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Educação Manipulada A educação como ferramenta de manipulação



Não é a toa que todos os novos governos batem na tecla da educação como prioridade.

Com o desmonte da família e demais instituições sociais afim de atender os interesses do mercado, coube ao Estado a formação ou deformação dos indivíduos e da sociedade.

De posse de tanto poder, governos subservientes aos interesses de pequenos grupos dominantes, manipulam ao bel prazer a educação pública, direcionando a escola como espaço de manutenção e legitimação de privilégios.

Formando mão-de-obra barata e submissa, ao invés de cidadãos, esta (des)educação corrompe toda a sociedade, dividindo e individualizando opiniões de modo a desarticular qualquer organização social que ponha em xeque seu projeto de dominação.

Diante disso, não soa totalmente estranho que em São José dos Campos, laboratório do conservadorismo ortodoxo nacional, tenha um engenheiro naval como secretário de educação.

Em São José, educar não é nem nunca foi prioridade. A prioridade é condicionar, moldar o pensamento individual e coletivo até que sejam uniformizados sob a ditadura do pensamento único.

Pensar, divergir? Nunca!!! Sob esta ditadura, ou se concorda ou está fora!

Reduzido ao status de ferramenta, o indivíduo, incapacitado de pensar por conta própria, aceita seu destino e se subordina ao discurso único que pouco a pouco expropria toda a sua humanidade.

Assim, preparado intencionalmente pela educação oficial para não pensar, este indivíduo é orientado a ingressar numa faculdade que vai ampliar seu potencial de ferramenta, mas que em nenhum momento o torna um cidadão completo.

Nesta lógica, todos saem felizes: O Prefeito porque vai ter um curral eleitoral perpétuo incapaz de perceber seus desmandos e deméritos; Gaviones da Univaca e donos de outras instituições de ensino superior cuja intenção não é educar ou gerar conhecimento mas encher os bolsos; professores mal-formados, cujas incompetências seriam evidenciadas por alunos mais exigentes; alunos que querem diplomas não conhecimento.

E assim a humanidade vai afundando qual o Titanic, projeto educacional ideal para um engenheiro naval.

Jorge Saladino

1 Comentário:

Anônimo disse...

Ouvi dizer que existe um livro onde o autor afirma que a educação do passado esbanjava qualidade, mas era só para os ricos. Com o tempo, os pobres também passaram a receber educação, mas de menor qualidade. Se existir, qual é o livro e quem é o autor.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO